segunda-feira, 10 de junho de 2019

Introdução à Pericia Criminal


Criminalística 

  

      É um sistema de métodos científicos utilizados pela polícia e pelas investigações policiais. A criminalística existe à muito tempo, um exemplo é Daniel no século VI a.C., pois com grande perícia foi capaz de provar ao rei da Babilônia, que as oferendas prestadas ao ídolo Bel eram consumidas pelos sacerdotes e seus familiares. Daniel fez com que espalhassem cinzas por todo o templo, onde eram colocadas as oferendas, a porta continuava lacrada, porém dava para se observar as marcas de pegadas no chão.

      No século III a.C. vê-se a história do “Princípio de Arquimedes”. O rei Hierão mandou fazer uma coroa de ouro, entretanto quando a coroa foi entregue desconfiou que a coroa era feita de prata. O rei pediu para que Arquimedes investigasse o fato, e ele pegou uma vasilha com água e mergulhando pedaços de ouro e prata, do mesmo peso da coroa e verificou que o ouro não fazia a água subir tanto quanto a prata. Por fim inseriu a coroa que por sua vez elevou o nível da água até a altura intermediaria, constando que a coroa era uma fraude.

      A necessidade de utilizar conhecimento técnicos para a resolução de crimes, já era observada desde o séc. XVIII a.C., porém só em Roma a polícia de investigação se originou na lei Valéria (82 a.C.), porém não era nada técnico. Somente no século XVI que se observou uma sistematização de dados de maneira a formar um corpo de conhecimento estruturado.

      A criminalística que conhecemos, surgiu apenas no final do século. XIX, que Hans Gross propôs que os métodos da ciência moderna fossem utilizados para solucionar crimes. Assim na década de 1950, a solicitação do trabalho pericial científico se tornada rotina aceita pelas autoridades judiciais e policiais. 



O que é perito criminal?



       Perito criminal é o servidor público, policial ou não, pertencente aos quadros dos Institutos de Criminalística, dos Institutos de Perícias,Institutos de Identificação, e dos órgãos de Polícia Científica e afins. O perito criminal está sempre à serviço da justiça especializado em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou pericial de algum crime. Os peritos criminais de local de crime realizam a análise da cena de crime, identificando, registrando, coletando, interpretando e armazenando vestígios.

O ingresso na carreira é obtido obrigatoriamente por concurso público, que pode ser de provas ou de provas e títulos. 



 Painel Criminalístico



      Mural baseado nos filmes de investigações com a história, evolução e componentes da Perícia Criminal.
Bibliografia:
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/como-ser-perito-criminal-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-atuar-na-area
https://pt.wikipedia.org/wiki/Perito_criminal
http://www.ic.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=5
http://conteudojuridico.com.br/index.php?artigos&ver=2.590844

Nenhum comentário:

Postar um comentário